- Oportunizar às crianças a manifestação de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações do cotidiano;
- Favorecer o desenvolvimento da autonomia;
- Proporcionar as condições adequadas à promoção do bem estar da criança, sua proteção, cuidado e educação, observando o seu desenvolvimento nos aspectos físico, motor, étnico, cognitivo, afetivo, linguístico, bem como a expressão de suas múltiplas linguagens;
- Estimular a criança a observar e explorar o ambiente em que vive, com atitude de curiosidade, percebendo-se integrante, dependente e agente transformador do mesmo, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
- Possibilitar às crianças situações que as levem a estabelecer e ampliar suas relações e interações sociais, articulando seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Desenvolver os aspectos afetivos, intelectuais e psicomotores;
- Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem;
- Criar ações educativas e pedagógicas em que sejam combatidas todas as formas de racismo, discriminação racial e desvalorização das histórias e culturas afro-brasileira e africana;
- Proporcionar a criança conhecer diferentes manifestações culturais, demonstrando atitude de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;
- Valorizar, incentivar e abrir espaços para a participação e colaboração da família nas atividades desenvolvidas no CMEI;
- Fazer com que a criança estabeleça vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Incentivar práticas de inclusão social através da ação coletiva dos profissionais do CMEI, bem como de uma postura não excludente nos relacionamentos com as crianças e suas famílias.
Objetivos
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