Objetivos

  1.      Oportunizar às crianças a manifestação de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações do cotidiano;
  2.       Favorecer o desenvolvimento da autonomia;     
  3.       Proporcionar as condições adequadas à promoção do bem estar da criança, sua proteção, cuidado e educação, observando o seu desenvolvimento nos aspectos físico, motor, étnico, cognitivo, afetivo, linguístico, bem como a expressão de suas múltiplas linguagens;
  4.      Estimular a criança a observar e explorar o ambiente em que vive, com atitude de curiosidade, percebendo-se integrante, dependente e agente transformador do mesmo, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  5.       Possibilitar às crianças situações que as levem a estabelecer e ampliar suas relações e  interações sociais, articulando seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; 
  6.         Desenvolver os aspectos afetivos, intelectuais e psicomotores;
  7.       Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem; 
  8.       Criar ações educativas e pedagógicas em que sejam combatidas todas as formas de racismo, discriminação racial e desvalorização das histórias e culturas afro-brasileira e africana;
  9.       Proporcionar a criança conhecer diferentes manifestações culturais, demonstrando atitude de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;
  10.       Valorizar, incentivar e abrir espaços para a participação e colaboração da família nas atividades desenvolvidas no CMEI;
  11.       Fazer com que a criança estabeleça vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  12.      Incentivar práticas de inclusão social através da ação coletiva dos profissionais do CMEI, bem como de uma postura não excludente nos relacionamentos com as crianças e suas famílias.